1 de agosto de 2011

As pérolas do Animamundi 2011

"Just stay there, 'cause I'll be comin' over
And while our bloods still young, it's so young, It runs
And we won't stop til it's over
Won't stop to surrender
The temper trap


Desde 2005, quando ainda era uma pequena gafanhota e senti essa vontade louca de trabalhar com animação crescendo dentro em mim, virei ratinha de Animamundis.

Nos 6 anos seguintes, até nos festivais em que tive a chance de ser monitora de oficinas no Rio, não resisti à tentação de ser público para me encher de inspiração em Sampa. A-do-ro! Quem me conhece sabe que é só me jogar ali no Memorial da América Latina nesse período do ano que uma alegria instantânea toma conta do meu ser. :)

Hoje, eu percebi que nunca tinha animado meu tratado com essas belezuras fofas e fodas que costumo ver e só enviar pros miguxos ou postar em blogs pagos. Daí, pensei "por que não?".

Quero compartilhar coisa boa! Não vi tudo, mas catei alguns links dos filmes que mais me chamaram atenção. A lista completa dos curtas selecionados para o festival deste ano está no site oficial. Eu entendo que nem todo mundo é anima freak que vai se empolgar horrores e ver cada um dos vídeos que fiz questão de colocar nessa listinha aqui... mas, vai que, né?

Espero que curtam!

Paths of Hate - trailer
Arte fodástica, com desenhos detalhadíssimos e animação bem feita.






Honda The Dream Comes True
Estava nas sessões de Portfólio. Fodástico!






Ormie
Precioso da sessão infantil, que merece ser visto aqui.


Trois Petits Points
O estilo do desenho lembra A quoi ça sert l'amour, um dos meus curtas preferidos. É mais uma obra de arte da Gobelins.







Thought of you
Rolou uma rotoscopia aí, com certeza. É tão lindo (apesar do final que deixa as meninas todas contrariadas, haha) que não tenho muito o que falar.







Birdboy - trailer
Estranhíssimo, mas uma poesia só. Bora esperar um pouco mais para ver completo na internet.







Big Bang Big Boom
Coisa do Blu, trabalheira do baralho, pra variar.







The Saga of Biorn
Uma beleza de 3d com cara de 2d, pra rir sem fazer força.







Salesman Pete
Ação! Extremamente bem feito.




Meet Buck
Pense num 3d para babar...








Loom
Aranha do mal... Incrível nos detalhes!





Love Patate - trailer
Um dessas historinhas bizarras e curiosas que sempre valem a pena.







The Tadpole
Acho lindo. As cores e os efeitos sonoros me encantam.



Save our Bacon
Não rola nem teaser na interneta ainda, mas é tão tãaaao fofinho, que é bom dar uma olhadela no estilo da arte aqui para não esquecer que sabia da existência dessa lindeza.


The Eagleman Stag
Eu fiquei chocada quando vi esse curta. O stop motion de bonecos de isopor, mesclado com papel, tem uma arte impecável, de fazer cair o queixo de qualquer maluco que já brincou de animar bonecos. Muito bonito.





Viagem à Cabo Verde - trailer
É um curta um pouco longo e pode ser cansativo pra quem não entra na viagem do cara, admirando as aquarelas e as composições sinistras de cenários, com base em rabiscos de moleskine. Nele rolou a frase mais identificadora do gene de peregrinagem do protagonista. Era algo como "quando ando, me sinto perto das minhas pessoas. Quando paro, me sinto longe... como que se os pés só criassem raízes quando estão parados."







Vicenta
Stop motion de massinha. Historinha hilária.







Virus
Composições aleatórias lindamente sincronizadas. 



Heroes of the UAE
Stop motion prmoroso com papel. Da sessão Portifólio.






How Your Money Works
Adoro essa estética. Também do Portifólio.





Cliché
Lindo, lindo, lindo!




Prometo que volto logo. ;)

Nenhum comentário: